A HG-DESCONTAMINAÇÃO LTDA. foi criada em agosto/98 a partir da conjugação de interesses de FÁBIO QUEIRÓS DA SILVA E MARCOS LOPES CONSULTORIA LTDA.
Os empreendedores, exercendo atividades na área de engenharia, sintonizaram, primeiramente no âmbito do setor metalúrgico e energético, o crescimento de uma forte consciência ecológica no sentido de serem adotadas também no Brasil as mesmas práticas hoje rotineiras nos países mais avançados.
Uma delas trata do descarte técnico e controlado de resíduos sólidos oriundos de lâmpadas queimadas, introduzido ultimamente de forma crescente nas legislações ambientais em todas as esferas de governo do País. Inspirados nesta situação emergente, os empreendedores celebraram contrato com a ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS para desenvolvimento de um processo cuja parte teórico-científica ficou pronta em
 
dezembro de 1998.
Coroando de forma determinante o aqui exposto, vale citar que inicialmente algumas empresas multinacionais e certos municípios, como São Paulo, se anteciparam às legislações ambientais e adotaram a prática de descontaminação de lâmpadas, aumentando a segurança do trabalho e a qualidade do meio ambiente.
Atualmente é norma básica de proteção ambiental a descontaminação de lâmpadas no Brasil.